A carregar...



Wikinomics


Apresentamos mais um livro essencial para a compreensão da Web 2.0 e do novo modelo de negócios, de trabalho e de sociedade que está em marcha.
Trata-se de “Wikinomics”, onde os autores exploram as novas características do trabalho colaborativo entre pares, como modelo de trabalho. E apresenta inúmeros estudos de caso, não só os mais conhecidos como a Wikipedia, o Flickr, o Youtube, o Linux, etc. mas também nos mostra como algumas das maiores empresas deixaram o velho paradigma da investigação e desenvolvimento intra-portas, conducente ao maior registo de patentes possível, e passaram a disponibilizar aos especialistas anónimos de todo o mundo essa informação, como base para o seu desenvolvimento e colaboração, com extraordinários resultados.
E se qualquer um destes dias puder levantar dinheiro no seu PC, a única coisa que hoje ainda não pode fazer na relação com o seu banco? Ou até retirar do seu PC as peças de uma qualquer máquina ou ferramenta que queira montar em casa? Parece-lhe impossível? Então leia, no capítulo final deste livro, como as futuras “impressoras” a 3D estão já em estudo e experimentação.
Para continuar a acompanhar a evolução do livro, visite www.wikinomics.com

Título: Wikinomics – A Nova Economia das Multidões Inteligentes
Título original: Wikinomics – How Mass Collaboration Changes Everything
Autores: Dan Tapscott e Anthony D. Williams
Editora: Quidnovi
Data: Setembro de 2007
Tradução: Jorge Almeida e Pinho
Nº de Páginas: 348
ISBN: 978-972-8998-77-6

Durante os últimos anos, a colaboração tradicional – numa sala de reuniões, em chamadas em conferência ou mesmo num centro de convenções – foi ultrapassada pela colaboração a uma escala astronómica.
Hoje, enciclopédias, aviões a jacto, sistemas operativos, fundos mútuos e muitas outras coisas estão a ser criados por equipas constituídas por milhares, ou mesmo milhões, de pessoas. Enquanto alguns líderes empresariais temem o crescimento exponencial destas enormes comunidades online, Wikinomics vem provar que estes medos não têm razão de ser. As empresas inteligentes podem captar a capacidade e o génio colectivos para impulsionar a sua inovação, crescimento e sucesso.
Guia brilhante para uma das mais profundas mudanças que estão em curso no nosso tempo, Wikinomics desafiará as nossas convicções mais enraizadas sobre a área dos negócios e revelar-se-á indispensável para todos aqueles que quiserem entender a competitividade no século XXI.
Baseado num projecto de investigação de nove milhões de dólares conduzido por Don Tapscott, Wikinomics mostra como multidões de pessoas podem participar na economia como nunca antes o haviam feito. Elas estão a produzir conteúdos para televisão, a sequenciar o genoma humano, a remisturar a sua música favorita, a desenhar software, a descobrir curas para doenças, a editar textos escolares, a inventar novos cosméticos e até a construir motorizadas. O leitor ficará a conhecer:
O Flickr, o Second Life, o Youtube e outras comunidades online florescentes, que transcendem o papel de meras redes sociais para se afirmarem como pioneiras da nova forma de produção em rede;
Empresas maduras, como a Proctor & Gamble, que cultivam relações baseadas na confiança mútua com colaboradores externos, formando ecossistemas de negócios hábeis e vibrantes;
Proporcionando-nos um olhar em direcção ao futuro, Wikinomics será o seu mapa para a realização de negócios no século XXI.


Dan Tapscott é presidente executivo da New Paradigm, uma empresa de pesquisa interdisciplinar e consultoria estratégica que fundou em 1992. É autor de dez livros, incluindo os bestsellers Paradigm Shift, The Digital Economy, Growing Up Digital, The Naked Corporation e Digital Capital. É profesor na Rotman School of Management da Universidade de Toronto.
Anthony D. Williams é director de pesquisa da New Paradigm. Tem o grau de mestre pela London School of Economics, onde tem ensinado no último ano. Dirige o trabalho da New Paradigm nas áreas da inovação e propriedade intelectual.








                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário