A carregar...



Criar Categorias no Blogger


Uma das lacunas que o blogger apresenta, quando comparado com o wordpress, por exemplo, é a impossibilidade de criarmos, directamente categorias onde encaixar os nossos posts.
Das várias maneiras que descobri na net para ultrapassar esta situação, a que em seguida apresento, e que apliquei aqui neste blog, é a que mais me agradou:


Passo 1:

Criar uma conta no site social de tags/bookmarks del.icio.us


Passo 2:
Faça o download da extensão do del.icio.us para o Firefox e instale-a.
Isso tornará, depois, muito mais fácil a categorização dos seus posts, através de um simples clique num botão que a referida extensão instala no seu browser.


O quê? Ainda não navega com o Firefox. Não acredito. Bom, mas nunca é tarde. Faça o download do Firefox 3 então.

Passo 3
(e mais chato):
Agora tem de navegar por cada um dos seus posts antigos e, uma vez cada um deles no seu browser, clicar no tal botão do del.icio.us que lhe permite categorizar o seu post.


É evidente que para os posts que criará no futuro, esta operação de categorização é logo feita na altura em que publicar esse post.
Atenção: só pode usar uma palavra para cada categoria. Se a sua categoria tiver duas palavras (Ex: Recursos Blogger) terá de usar RecursosBlogger ou Recursos_Blogger, ou seja, terá de juntar as duas (ou mais) palavras, numa só.

Passo 4:

Ir até del.icio.us/help/tagrolls/ e configurar a aparência que o widget da del.icio.us irá apresentar no seu blog.


Pode, por exemplo:
- Fazer aparecer ou não o logo da del.icio.us;
- Colocar um título no widget, neste caso, normalmente, Categorias;
- Apresentar em formato de lista ou cloud;
- Apresentar ou não o nº de posts de cada categoria;
- Usar o mesmo tamanho e cor de letra para todas as categorias ou formatar de modo a que as categorias que tenham maior nº de posts apresentem um tamanho de letra (normalmente maior) e esse tamanho decresça com o nº de posts de cada categoria. O mesmo acontecendo para a cor da letra (uma cor para a categoria com mais posts) que depois vai clareando (normalmente) gradualamente com as categorias com cada vez menos posts;
- Listar por ordem alfabética do nome das categorias ou por nº de posts.

Passo 5:

Depois de completo o passo anterior, recolha o código que o del.icio.us tagroll lhe fornece e coloque-o onde quiser no seu blog.
Veja, para exemplo, o meu, que coloquei na barra lateral.










                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário