A carregar...



Alterar cabeçalho para imagem


Impelido mais uma vez pelo blogU (ver aqui e aqui), tentei alterar o meu cabeçalho original, que tinha um fundo de uma cor apenas, para uma imagem.
Mas antes de tentar as soluções do blogU, editei o cabeçalho e fiz o upload da imagem que lá está agora. Vejam como fiz através das imagens seguintes:



Esta última imagem é a que tenho agora. No processo que refiro não estava assim. O objectivo é apenas mostrar qual o ecrã onde vamos parar.
Essa imagem, face à minha azelhice crónica para o design foi recolhida da Web, editada no Paint Shop Pro, apenas para a redimensionar (para 798x90 pixels) e escrever o texto que podem lá ler.
Bom, isto não foi tão directo assim. O que aconteceu foi que a imagem não ficou exactamente sobre o cabeçalho (fundo de cor) que lá estava.
Por um lado, havia margens em três dos lados. Para resolver este problema, editei o código e verifiquei que os paddings eram diferentes de zero, pelo que os coloquei todos a zero.
Fiz assim:




Mesmo assim a imagem não correspondia exactamente às dimensões da mancha de cor do fundo. Então voltei a editar a imagem no Paint Shop Pro e com uns acertos na largura consegui que a imagem se sobrepusesse ao fundo.
Mas agora os cantos eram ângulos rectos e todo o layout do blog tem os cantos arredondados.
Como também não percebo muito do Paint Shop Pro (nem de edição e tratamento de imagens), googlei um pouco a ver se resolvia o problema.
Encontrei então este site que (quase) ultrapassou a situação. E digo quase porque a imagem resultante ficou com o restante do canto (entre o novo arredondado e o anterior recto) a branco, o que se notava muito porque o fundo do blog é cinzento.
Ainda tentei passar o fundo do blog para branco, mas foi pior a emenda que o soneto. Isto porque agora foram os cantos originais do blog (sidebar, parte central) que, sendo cinzentos, se notavam sobre o branco.
Consegui finalmente resolver satisfatoriamente o problema indo novamente ao phixr e fazendo o upload de outra imagem (um rectângulo preto com as mesmas dimensões) e depois utilizando uma ferramenta que eles lá têm e que permite misturar duas fotos. Ora a original misturado com o preto, deu um aceitável cinzento, que faz com que os cantos (rectos) da imagem não se notem muito face ao fundo cinzento do blog.
E foi isto.
Usem o proposto pelo blogU ou o que aqui relato. Neste último caso, se tiverem alguma dificuldade, não hesitem em pedir ajuda.






                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário