A carregar...



Tire o máximo partido do seu Twitter


Agora que o Twitter atingiu a maturidade e apegou-se de vez ao mainstream, isto é, não há cão nem gato que não esteja no Twitter, aproveito para compilar as aplicações Twitter que actualmente uso e que me facilitam imenso as 'piadelas'.




1. TweetDeck

Trata-se de uma aplicação para o desktop que permite gerir de forma fácil e eficaz todas as tarefas relacionadas com o Twitter. Quase que me atreveria a dizer que não precisamos de mais nada.
A sua aparência é baseada no Adobe Air, o que lhe dá um ar extremamente profissional e 2.0
Por defeito, o ecrã do TweetDeck aparece logo com 3 colunas em que podemos seguir em tempo-real as mensagens enviadas por todos os utilizadores que seguimos, as Replies e as Direct Messages (uma em cada coluna.)




Depois, à medida que vamos criando grupos de interesses, vão sendo acrescantadas colunas (torna-se necessário usar o horizontal scroll para nos posicionarmos onde queremos), mas há a possibilidade de trocar as colunas de posição de modo a ficarmos com aquelas que mais nos interessam no lado esquerdo do ecrã.



Outra funcionalidade interessante é que, mesmo que estejamos a fazer outra coisa, com qualquer outra aplicação, ou a navegar com o browser por outra página da internet, o TweetDeck vai-nos notificando/alertando sempre que há actualizações/envios de novas mensagens por qualquer uma das pessoas que seguimos. Isto através de uma pequena janela que aparece por instantes no canto superior direito do ecrã. Mais, indica-nos até a que grupo pertence a actualização/mensagem e que tipo é (DM, Reply, normal), de modo a que vamos para o TweetDeck apenas se nos interessar.



Esta aplicação permite ainda muitas outras operações, para além das normais:
- Twittar
- Criar grupos de afinidades (por exemplo família, gurus, educação, etc.)
- Enviar DMs através da simples operação de colocar o rato sobre a foto, ou o avatar, do utilizador a quem queremos enviar a DM
- etc.
E tudo de uma forma bastante simples!
Uma aplicação imprescindível a todos os Twittaddicts e não só.
Façam já o download!

Para terminar, fica aqui uma pequena incursão em Screeencast!, para ficarem com uma melhor ideia das funcionalidades da aplicação que vai certamente passar a ser a vossa "central Twitter", como já é a minha.



2. Twe2

Os utilizadores do Twitter nos Estados Unidos, e penso que noutros países, têm a grande vantagem de poderem twittar a partir dos telemóveis e receber as Replies e Direct Messages também no telemóvel, tudo através de SMS e completamente gratuito.
Na Europa essa (excelente) funcionalidade não está operacional.
Então o Twe2 tentou (e conseguiu) ultrapassar essa limitação.
Basta registar-mo-nos no site, fornecer os nossos dados do Twitter, o nosso nº de telemóvel e ... voilá!









Como não há bela sem senão, talvez devido ao pouco tempo que o serviço leva de funcionamento e ao superior afluxo de utilizadores relativemente ao esperado, as coisas ainda não correm de uma forma fluída.
São comuns algumas dificuldades no registo (falha ou atraso nas comunicações dos dados necessários à finalização do registo) e, depois, na recepção das mensagens que nos enviam (e, identicamente naquelas que enviamos), talvez devido a períodos de sobrecarga do sistema.
No entanto, o serviço funciona bem durante muitos períodos de tempo e é de uma utilidade inegável.
Com o tempo estou convencido que este excelente serviço melhorará a sua perfomance e tornar-se-à uma ferramenta cada vez mais usada e, como desejável, mais fiável.
Bons Tweetsms!

3. Tweetlater





A grande funcionalidade apresentada pelo Twitlater é permitir que agendemos para publicação futura a emissão automática de mensagens que previamente escrevemos na aplicação.







Para além disso a aplicação permite ainda que configuremos uma mensagem de boas-vindas que será enviada automaticamente a todos aqueles que decidam passar a seguir-nos no Twitter. Uma gracinha.



São estas as duas funcionalidades que eu utilizo mas a aplicação/site permite algumas mais. Explorem em http://www.tweetlater.com/ e vejam o que se adapta às vossas necessidades.

Boas procrastinações!

4. Twitlong



O Twitlong permite que escrevamos as nossas mensagens Twitter com mais do que 140 caracteres. É tão singelo quanto isso. Mas, como eles dizem: há alturas em que apenas 140 caracteres não são suficientes. Para resolver esse problema existe agora o Twitlong.
Explorem-no em http://www.twitlonger.com/login

Boas verbosidades!


5. Twitterfeed




Esta aplicação serve para que, sempre que escrevamos um post, no nosso blog seja enviada, de forma automática, uma mensagem para o Twitter anunciando isso mesmo: que o nosso blog foi actualizado com uma nova mensagem.
A mensagem que é enviada para o Twitter contém o início do conteúdo da mesma, para além do respectivo link.
Útil pois poupa-nos o trabalho de fazermos as notificações Twitter de forma manual, além dos inevitáveis esquecimentos.
Registem-se em http://twitterfeed.com/ e "esqueçam-no".

Boas postagens!

6. Krumlr





O Krumlr é um site social que permite, entre várias outras coisas, após registo, a instalação de um botão na barra de ferramentas do vosso browser.



E para que serve esse botão?
A sua função facilitar o envio/bookmark de uma página/site que gostámos e queremos partilhar no Twitter. Então, enquanto navegamos nessa página, tudo o que temos a fazer é clicar nesse botão.
Somos então conduzidos ao site da Krumlr onde podemos fazer uma pequena descrição do site, que aparecerá na mensagem Twitter.



Muito funcional!
Para além disso, o site atribui-nos alguns pontos de cada vez que enviamos um bookmark através dele, o que faz elevar o nosso ranking e fortalecer o nosso ego, se for caso disso.



Bons bookmarks!


isto para além de vários plugins e widgets para wordpress e blogger, que deixarei para uma próxima oportunidade.
Boas piadelas!

Ficam ainda aqui mais algumas aplicações, sites, curiosidades relacionadas com o Twitter e que também costumo usar.

1. Tweetbackup







Uma excelente ferramenta que podemos usar para fazer, periodicamente, o backup dos nossos Tweets. Nunca se sabe o que o diabo pode tecer e de um momento para o outro podemos ver as nossas mensagens evaporarem-se todas. Fica como memória futura, quem sabe para nos ajudar a escrever o nosso livro de memórias, ou outro trabalho qualquer.
Se as mensagens se perderem (parece que não é assim tão incomum vermos isso devido a hacks ou outras razões) podemos depois restaurá-las.
permite ainda fazer o "backup" das mensagens de outros Twitters.

Vejam em http://tweetbackup.com/



2. TweetCloud

Site que permite, entre outras coisas, criar uma tag cloud baseada na pesquisa por uma palavra ou no Twitter ID de um qualquer Tweetador.

Confiram em http://www.outwit.me/twitter-cloud/cloud.php



Mas elas são cada vez mais e encontrarão na net um mar delas para vosso gozo!
Aqui deixei apenas uma pequena gota...

Para finalizar mesmo vou indicar um livro sobre o Twitter, escrito por, como é óbvio, tweetaholics e que nos fala da revolução que o Twitter pode (está a) ser, e de 2 sites que contêm inúmeros recursos sobre o Twitter.

1. Livro



Twitter Revolution, by Deborah Micek & Warren Whitlock

Brevemente farei aqui a recensão mais completa deste livro, mas para já posso-vos dizer que o mesmo fala sobre esta nova revolução na comunicação (será apenas modismo?) e no marketing. Um livro imprescindível para todos os que querem compreender os novos social media e, particularmente, o Twitter. O conteúdo é composto pela forma como usar o Twitter em várias áreas (negócios, marketing, educação, rede social, etc.), um glossário de termos Twitter, uma enorme lista de aplicações Twitter, métodos para usar o Twitter de uma forma mais eficaz e adequada aos fins e perfil de cada um, e uma grande variedade de dicas (como atrair seguidores, como se desembaraçar de chatos, etc.)
Para além disso o livro possui associado um site onde qualquer um pode ir acrescentando recursos, opiniões, aplicações, etc. e onde os autores vão actualizando o conteúdo do mesmo.

2. Os sites de recursos são:

http://online-social-networking.com/tons-of-great-twitter-resources
http://mashable.com/2008/05/24/14-more-twitter-tools/


Através deles chegarão certamente a outros sobre o mesmo tema.

E agora é que é mesmo tudo. Ufa!












                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário