A carregar...



Widget para Citação/Mensagem Aleatória




Se repararem no fundo da barra lateral deste blogue poderão ver duas secções com os nomes seguintes: "Citação (aleatória)" e "Bom Recurso Didáctico (aleatório)".
e muitos outros se podem adicionar segundo o mesmo princípio.
De referir que este widget pode ser utilizado na barra lateral mas não só. Pode utilizá-lo no rodapé, no cabeçalho, num post, numa página, enfim... no local que quiser do seu blogger.



A natureza aleatória provém do facto de que quando se navega para outra página do blogue, ou mesmo quando se recarrega a mesma página em que estamos, a citação, ou o recurso, apresentada muda.
De seguida passarei a explicar como fiz para obter este efeito/widget, de modo a que o possam também usar nos vossos blogues.

Passo 1: Inserir as citações na base de dados.

No fornecedor de serviços de hospedagem do vosso blog/site deverão inserir as citações que pretendem numa base de dados própria, ou aproveitando uma das que já tenham em funcionamento, acrescentando um novo campo.



Passo 2: Escrever o código PHP para "sacar" da base de dados a citação, de uma forma aleatória, sempre que se (re)carregar uma página do vosso blogue/site.


Could not select the database because: <b>' . mysql_error() . '</b>');
}

} else {
die ('<p>Could not connect to MySQL because: <b>' . mysql_error() . '</b></p>');
}

// Define the query.
$query = 'SELECT * FROM TABLE_Q
ORDER BY RAND()
LIMIT 1';

if ($r = mysql_query ($query)) { // Run the query.

// Retrieve and print every record.
while ($row = mysql_fetch_array ($r)) {
print "<p>{$row['fldMEMO1']}";
}

} else { // Query didn't run.
die ('</p><p>Could not retrieve the data because: <b>' . mysql_error() . "</b>. The query was $query.</p>");
} // End of query IF.

mysql_close(); // Close the database connection.

?&gt;


Este código PHP deve ser inserido numa página html normal, que será alojada num qualquer servidor mas, mais naturalmente, naquele que hospeda o vosso site.

Devem substituir:
********* pela password de aceso à vossa base de dados;
========= pelo endereço de acesso ao vosso servidor de hospedagem da base de dados (é fornecido pelo serviço de hospedagem do vosso site);
randomquote pelo nome da vossa base de dados;
TABLE_Q pelo nome da vossa tabela;
fldMEMO1 pelo nome da coluna/campo da base de dados que contém a citação/mensagem a publicar.

Passo 3: Exibir a mensagem/citação aleatória na barra lateral (ou noutro local que queiram) do vosso blogger.

Vamos usar a técnica da iframe.
Para isso, na vista de esquema do blogger, devem criar uma nova aplicação, escolher o tipo html/script e colocar lá dentro o seguinte código:


<iframe src="http://www.profelectro.info/conf2.html" frameborder="0" height="220" scrolling="no" width="240">&amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;gt; &amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Your browser does not support iframes.&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;gt;</iframe>




E é isto. Boa sorte.

NOTA: Caso não possuam um domínio vosso, logo não possuam um servidor de hospedagem onde possam criar as vossas bases de dados, podem usar o código seguinte para usarem este widget. Neste caso, é óbvio que estarão a usar as minhas citações/mensagens/links/... e não as vossas.

Citações:


<iframe src="http://www.profelectro.info/conf2.html" frameborder="0" height="220" scrolling="no" width="240">&amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;gt; &amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Your browser does not support iframes.&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;gt;</iframe>


Recursos Didácticos:


<iframe src="http://www.profelectro.info/conf3.html" frameborder="0" height="220" scrolling="no" width="240">&amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;gt; &amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Your browser does not support iframes.&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;gt;</iframe>






Reblog this post [with Zemanta]



                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário