A carregar...



Inserir código nas mensagens (code snippets)



1ª linha de código
2ª linha de código
... e por aqui abaixo ...

Por vezes há a necessidade de introduzir um pedaço de código numa mensagem do blog, para explicar como se faz qualquer coisa. A linguagem pode ser o Javascript (na maioria das vezes) ou outra qualquer.
É claro que isso pode ser feito inserindo o código no corpo da mensagem, como texto normal desta. No entanto, isso tem alguns inconvenientes:
1. Não é tão destacado;
2. Não é muito elegante;
3. Quando fazemos o "copy & paste", para o nosso editor de programação, muitas vezes o que é copiado não é o código mas algo diferente. Por exemplo < é substituído por < o que pode levar a erros desnecessários. Nesse sentido, vou descrever como se deve fazer para que o código seja inserido na mensagem de forma adequada (ver exemplo acima, no início desta mensagem) e evitando aqueles inconvenientes. 1. Fazer o download deste ficheiro em formato rar
2. Descomprimir o ficheiro
3. Colocar num servidor qualquer da Internet as pastas descomprimidas (Scripts e Styles)
4. No template do blogger, a seguir ao , colocar:

link href="http://www.cei-esas.com.pt/Uploads/luisj/Styles/SyntaxHighlighter.css" type="text/css" rel="stylesheet">







Nota: É óbvio que em vez de http://www.cei-esas.com.pt/Uploads/luisj deve usar o endereço do servidor onde colocou as pastas acima referidas. No entanto pode usar mesmo este código pois eu tenho lá as pastas e são utilizáveis por qualquer um.
5. Antes do do Template do blogger que está a usar, coloque



A mesma nota do ponto 4. é válida.
6. Finalmente, quando estiver a escrever a sua mensagem, em que quer inserir o código, vá para a edição em html e escreva (adaptando "javascript" ao seu caso concreto):


... código aqui ...


Escrevendo o seu código onde diz "... código aqui ... "
Qualquer dúvida, usem a caixa dos comentários, p.f.
Na próxima mensagem irei usar este sistema para descrever (e implantar) como se coloca um tradutor com bandeiras no nosso blog, de forma a que os utilizadores possam traduzir, a partir do próprio blog, o nosso blog para uma série de outras línguas.
Não percam!

Language Aliases
C++ cpp, c, c++
C# c#, c-sharp, csharp
CSS css
Delphi delphi, pascal
Java java
Java Script js, jscript, javascript
PHP php
Python py, python
Ruby rb, ruby, rails, ror
Sql sql
VB vb, vb.net
XML/HTML xml, html, xhtml, xslt
De notar que apenas fiz o upload dos ficheiros respeitantes às linguagens C-sharp, javascript, css, xml e sql. Se pretenderem usar outras façam o seu upload, ou digam-me qualquer coisa, que eu o farei para o meu servidor.






                         


Mensagens relacionadas (por Tags)





1 Comentário

Anónimo disse...

Muito bom!

Enviar um comentário