A carregar...



Modificar Blogger Template / Modelo


Como já devem ter reparado, muitas das dicas que explano aqui neste blog, implicam a mexida no código do template/modelo do blog.
Se, para alguns, isso não oferece qualquer problema, é possível que existam iniciados nestas coisas que tenham receio de alterar o código, sendo que o perigo é mesmo real de, se nos enganarmos, perdermos muito do trabalho que tanto tempo e paciência nos levou a construir. Assim sendo, vou deixar neste post alguns conselhos e dicas sobre como devem proceder para alterar o código:
1. Gravem sempre o template que têm a funcionar, antes de o alterarem. Assim ficam com esse ficheiro no vosso computador e, se algo correr mal, podem sempre carrega´-lo de novo e ficar na situação original.
2. Quando eu digo nas minhas dicas “Editar HTML” do modelo/template, ou qualquer coisa parecida, refiro-me ao que pode ser visto na figura seguinte:
- Tab “Layout”
- Link “Editar HTML”
E aparecerá por debaixo o código do template que irá ser objecto das nossas alterações
3. Quando refiro: Marcar a caixa “Expandir modelos do widget”, quero dizer clicar no quadradinho antes dessa frase, de modo a que o mesmo fique marcado, como podem ver na figura seguinte.
Isto faz com que o código do modelo/template do vosso blog, que aparece abaixo, seja o código completo.
Se não marcarem a caixa, há partes do código que não são visíveis.
Em certos casos não será preciso o código completo, noutros sê-lo-á


4. Quando se fala em “elementos de página” , adicionar um elemento de página, ou coisa similar, é a este ecrã que abaixo apresentamos que me refiro:
- Tab “Layout”
- Link “Elementos de Página”
É aqui que podemos acrescentar elementos de página à nossa barra lateral, ao nosso rodapé/footer e, até, à zona principal das mensagens, como acontece no caso de um “hack” de que já aqui falámos: A “Lista de Artigos”.

Dúvidas e questões, nos comentários, por favor.






                         


Mensagens relacionadas (por Tags)







2 Comentárioa


leonardo disse...

isso n tem nada a ve!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Opa, isso foi uma enrolação.

Enviar um comentário