A carregar...



The Search - Como o Google mudou as regras do negócio e revolucionou a cultura



Este livro deveria chamar-se A Resposta. Como de costume, John Battelle oferece-nos uma leitura penetrante e estimulante do pensamento. Se quer saber porque é que o pensamento Google muda mesmo tudo, este livro é para si.
Seth Godin
(especialista em marketing,
autor de vários bestsellers da especialidade
e um dos pensadores mais influentes da web 2.0)


Se a Microsoft é o paradigma da web 1.0, a Google é-o da web 2.0.
Qualquer delas alterou de forma radical o modo como trabalhamos, como nos relacionamos, como acedemos ao conhecimento.
Primeiro foi o software, agora são as bases de dados. A Google percebeu a mudança de paradigma e adiantou-se e será muito difícil, enquanto se mantiver este paradigma, morder-lhe os calcanhares sequer.
A história das duas empresas é muito semelhante na sua estrutura: dois jovens amigos, génios irreverentes, juntam-se numa garagem e começam a desenvolver os seus produtos (o sistema operativo e o motor de busca).
Desde esse início, por Sergy Brin e Larry Page, vai o hiato minúsculo no tempo, mas infinito nas consequências universais, proporcionado pelo motor de busca desenvolvido pelos dois.
No entanto não ficaram por aqui. Percebendo que a tecnologia do motor de busca "facilmente" poderia ser copiada, e até melhorada, continuaram a investir, prevendo, premonitoriamente, a importância do controlo das bases de dados, no futuro do motor de toda a evolução da web.
O livro que hoje apresentamos conta pormenorizadamente, mas de forma independente, toda essa odisseia, desde o tal início na garagem, passando pela procura incessante e desesperante de um modelo de negócio que proporcionasse a continuidade do desenvolvimento da empresa, a colocação, nada pacífica, da empresa na bolsa onde, das iniciais unidades de dólar por acção chegamos, hoje a quase seiscentos dólares por acção, contando uma série de episódios que constituem a história da empresa mais influente dos dias de hoje.

Título: The Search - Como o Google mudou as regras do negócio e revolucionou a cultura
Título original: The Search - How Google and Its Rivals Rewrote the Rules of Business and Transformed Our Culture
Autores: John Batelle
Editora: Casa das Letras
Data: Março de 2006
Data original: 2005
Tradução: Oscar Mascarenhas
Nº de Páginas: 388
ISBN: 972-46-1652-5

The Search é muito mais do que a história dos meandros do êxito do Google, o motor de busca com maior quota de mercado da Internet. É também um retrato sobre o passado, o presente e o futuro da tecnologia de busca e do impacto que esta começa a ter no marketing, nos media, na cultura pop, no amor, enfim, no nosso dia-a-dia.
Tendo «entrado no jogo» muito depois da Yahoo, a AltaVista, a Excite, Lycos e outras empresas pioneiras, a Google trouxe uma abordagem radicalmente nova à busca, redefiniu a ideia do marketing viral, sobreviveu ao crash das empresas dotcom e lançou a maior e mais discutida oferta pública de venda de Sillion Valley. Mais do que qualquer um dos seus rivais, o Google transformou-se na porta de entrada para o conhecimento instantâneo.
Para quem queira perceber o êxito do Google - e as suas implicações num mundo em que cada clique pode ser preservado para sempre -, The Search é uma obra obrigatória.


John Batelle, jornalista, é editor co-fundador da revista Wired e fundador da The Industry Standard (entretanto extinta), bem como do site TheStandard.com. Dirige actualmente um programa para a conferência Web 2.0, é colunista de Business 2.0 e presidente e editor da Federated Media Publishing, Inc. Ao longo da sua carreira, foi responsável ou esteve envolvido no lançamento de mais de 30 revistas e sites, incluindo mais de uma dúzia fora dos Estados Unidos. Batelle vive em Kentfield, Califórnia, com a mulher e três filhos.
Visite o searchblog de John Batelle em www.batellemedia.com









                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário