A carregar...



Crazyegg, a elegância analítica


Neste post vou falar de um site que prporciona um serviço de análise de tráfego para os nossos sites e blogues. Falo do Crazyegg. Este site, depois de se registar e fornecer os dados do seu blog, permite-lhe ir seguindo todos os cliques que os visitantes do seu site efectuam. E o que é mais interessante é que ele fornece, as zonas e os links que foram clicados em várias formas gráficas, para além de meras listas e estatísticas, o que torna o serviço muito mais atraente. Para perceberem melhor do que estou a falar, vou de seguida mostrar alguns dos ecrãs que o serviço gerou para o meu blog. Não é que este tenha muito tráfego mas dá para entenderem o funcionamento, as características e as possibilidades desse serviço.
Quando consultamos o site para analisarmos o tráfego no nosso site, temos quatro possibilidades de análise que passo a descrever e a mostrar:

1. Overlay
Sinaliza-nos os links / locais do ecrã do nosso blog onde ocorreram cliques dos visitantes. Colocando o rato sobre esses sinais somos informados do número exacto de cliques no link respectivo.




2. List
Dá-nos uma lista como a que podem ver abaixo, que indica para cada elemento (link) clicado, o número de cliques e a percentagem correspondente em relação ao total de cliques, ordenada do maior para o menor nº de cliques. Além disso informa-nos qual o tipo do link, se é imagem…





3. Heatmap
Dá-nos, em forma de código de cores (como o Overlay já usava, aliás, e o seguinte, o Confetti, também vai usar) as áreas do nosso blog mais “concorridas”, isto é mais clicadas, sendo que o sentido é dos azuis (menos cliques) para o vermelho (mais cliques / mais “hot”).





4. Confetti
Finalmente, a cereja no topo do bolo. Esta opção danos a posição exacta do ecrã onde os visitantes deram cada um dos seus cliques. Impressionante a elegância da solução apresentada. Vejam:
a) Os Referrers, isto é, de onde vieram os vossos visitantes





b) Onde clicaram exactamente








Como vêem esta é uma ferramenta que, além da sua elegância visual, se pode tornar numa ferramenta de muita utilidade para todos os que escrevem e mantêm blogs. Permite saber quais as matérias que são mais do agrado do seu público e assim tornar o blog mais apetecível para esse mesmo público. Sobretudo se for um blog com intenções de rentabilizar os seus proventos com o adsense, ou de outra qualquer forma.
Experimentem.
PS: Li em qualquer lado que o Google também tem uma ferramenta deste género (heatmap). Se alguém souber poderá deixar a indicação do URL na caixa de comentários. Obrigado.










                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário