A carregar...



O maravilhoso mundo dos mashups


Estou aqui a digerir 2 livros, com a intenção de me iniciar no mundo dos mashups.
Bom, e estou a chegar à conclusão que se trata de um mundo maravilhoso em que vale a pena mergulhar. Apesar de não ser muito difícil entrar no jogo, reconheço que será, certamente, um pouco trabalhoso, necessitando de muitas horas de disponibilidade. E porquê?
Bom, primeiro porque é de todo aconselhável dominar algumas das tecnologias como o XML, JavaScript, PHP, MySQL, XMLH, Rest, JSON e outras. Bom, não se vão já embora. A vossa vida é facilitada porque não é preciso conhecê-las em profundidade e os dois livros que a seguir vos apresento dão as dicas necessárias para começar a dominar essas tecnologias e, ainda por cima, através de exemplos concretos que podem logo aplicar.
Mas é óbvio que quem quiser ir mais além terá muito tempo a disponibilizar, uma vez que estas coisas nunca correm bem à primeira.
Quanto a mim, terei de esperar por um período com mais tempo livre na minha vida mas certamente irei tentar.
A minha ideia é tentar criar um mash-up para apresentar online, em que faço a ligação do Google Maps com uma base de dados de todas as escolas do país, permitindo uma localização (e informação sobre a escola) rápida das mesmas sobre um mapa da Google.
A primeira coisa que tenho de encontrar é a base de dados.
Se alguém souber onde, agradeço a informação. THKS.
Vamos esperar. Sentados...?



Título: Web 2.0 Mashups (How to do everything with)
Autor: Jesse Feiler
Editora: Osborne - McGraw-Hill
Ano de publicação: 2008
Nº de Páginas: 303
ISBN: 978-0-07-149627-8

Este livro apresenta no início vários capítulos introdutórios sobre os conceitos e tecnologias a usar nos mash-ups:
Regras, exemplos, XML para estruturar os dados, Javascript, PHP, MYySQl, XHTML, etc.
Nos capítulos finais são implementados vários mash-ups usando os APIs da Google Maps, Amazon e Flickr, que podem também adaptar para construir os vossos.
É um livro de leitura fácil para quem tiver umas bases de programação. Os outros terão mais dificuldades mas não são impeditivas de o ler, compreender e aplicar pois é tudo feito passo-a-passo.



Título: Foundations of Popfly - Rapid Mashup Development
Autor: Eric Griffin
Editora: Apress
Ano de publicação: 2008
Nº de páginas: 194
ISBN: 978-1-59059-951-8

O segundo livro é sobre como construir mashups usando agora uma plataforma dedicada da Microsoft - a Popfly - que corre sobre o Silverlight, também da Microsoft, exigindo, por isso a instalação de software no vosso PC.
Como se trata de uma plataforma dedicada, o desenvolvimento é mais fácil e os conhecimentos de programação não são tão requeridos.
O tipo de aplicações/mashups é o mesmo dos que já foram citados acima.
O livro segue a mesma metodologia de apresentação, sendo os primeiros capítulos dedicados a ensinar a trabalhar com a plataforma e os capítulos finais com apresentações de mashups utilizando, sobretudo, RSS feeds combinados com APIS da Google, Yahoo e Flickr. No capítulo final é apresentada com mais pormenor (e fornecido o código para download) de um mashup usando o API do Technorati que permite construir um widget para porem no vosso blog e que permite seguir online (e fazer pesquisa) pelos temas mais cadentes em discussão naquele agregador social de bookmarks.

Go build something!











                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário