A carregar...



Postar no blogger usando o Windows Live Write


Tive conhecimento através dum outro blog que existem certas vantagens em escrever e publicar os nossos posts através do Windows Live Writer. Então decidi experimentar, não só para verificar mas para vos dar a conhecer como isso pode ser feito e quais as vantagens citadas.

WLW_2

Daí este post estar a ser escrito e ser posteriormente publicado usando apenas o Windows Live Writer, sem aquelas maçadas todas de ter de ir à personalização do nosso blog, escrever uma nova mensagem, adicionar tags, enfim… andar ali para trás e para a frente com o browser.

Aqui tudo é feito num único ecrã e com as features que abaixo indicarei, algumas delas inexistentes no próprio editor do blogger.



O facto de poder escrever sem usar o browser (em desktop) faz-me lembrar os primórdios do blooger, quando ainda não era da google, e uma aplicação que fazia isto mesmo, que nem sei se ainda existe, o bloggar, de um desenvolvedor brasileiro.

O Windows Live Writer é da Microsoft, e gente fina é outra coisa.

Mas vamos lá ao que interessa: À apresentação do software e às suas vantagens:

1. O Windows Live Writer é um software cliente (fica no nosso PC) usado para postar em várias plataformas de blogging sem usar o browser. Podem fazer o download aqui.

2. Podemos inserir tabelas directa e facilmente, sem usar qualquer código (good!)

Uma tabela feita
no Windows Live Writer em 5 segundos

 

3. Publicar facilmente uma galeria de imagens, usando precisamente uma tabela

IanCurtis edwardKaSpel

 

4. Personalizar os links para abrirem numa nova janela e adicionar tags de nofollow e título sem ter de codificar tudo isto em html.

WLW_1

5. Postar (o mesmo post) facilmente em múltiplos blogs (quem os tiver e assim pretender)

6. Poupar largura de banda publicando o post apenas uma vez, em vez das contínuas gravações do post, como faz no Editor do blogger do seu browser, ou é feito automaticamente pelo blogger.

7. Adicionar facilmente tags Technorati/ Delicious/Flickr/Live Journal/Ice Rocket etc Tags aos posts.

8. Adicionar Etiquetas no Blogger e Categorias no Wordpress usando a barra de ferramentas >> propriedades do post, abaixo da janela principal do Writer

9. Inserir mapas/vídeos/imagens facilmente, como faz no Word

10. Configurar a data de publicação do post

11. Publicar o post como Rascunho ou directamente

12. Fazer o ping do post assim que é publicado. Basta ir a Tools >> Options >> Ping Servers e copiar os URLS que dou abaixo e gravar

http://ping.feedburner.google.com/
http://rpc.pingomatic.com/
http://blogsearch.google.com/ping/RPC2
http://www.bloglines.com/ping

13. Existem muitos plugins que pode instalar para dar ainda mais funcionalidades ao Writer

14. Torna-o mais produtivo. Pode adicionar mais posts e fazê-lo offline, à medida que as ideias lhe vão ocorrendo, e duma maneira fácil

15. Pode ser usado para publicar posts em blogs privados também.

Se por qualquer razão os seus posts forem apagados pode republicá-los a partir da cópia que fica no Windows Live Writer.

Bom, parecem só vantagens!

Por mim já me está a lembrar uma que não posso fazer aqui, que é partir os posts em duas partes e mostrar na homepage apenas uma pequena parte e um link para quem quiser ler tudo. e haverá certamente outras coisas que não poderei fazer.

Mas nada como experimentar durante uns tempos e depois sopesar todas as vantagens e desvantagens dos dois métodos e, finalmente, decidir.

Experimentem e dêem as vossas opiniões.. ou dêem as vossas opiniões (a partir do que vêem aqui) mesmo sem experimentar.

Have a nice day!













                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário