A carregar...



Free - O Futuro É Grátis, por Chris Anderson: Livro


Chris Anderson é director da prestigiada revista de novas tecnologias Wired, estando pois, com naturalidade, em excelentes condições de nos dar opiniões consistentes sobre as tendências tecnológicas que nos esperam num futuro breve ou que já estão aí sem que nos apercebamos do domínio que irão exercer. O ponto de vista sobre inovação tecnológica que interessa ao autor não é tanto as suas características técnicas mas sim o impacto que as mesmas terão na nossa vida: económica, social, política, quotidiana, enfim...
Depois de nos ter presenteado com "A Cauda Longa", excelente dissertação sobre as oportunidades de negócio que nos oferece o desenvolvimento que a Internet sofreu nos últimos anos, que tornou possível comercializar toda a espécie de produtos, mesmo aqueles que têm uma pequena taxa de penetração: só que 0,1% de consumidores em todo o mundo, são muitos consumidores. Os negócios que eram inviáveis no mundo físico tornam-se oportunidades no mercado global ao alcance de um clique.
Desta vez o seu trabalho recai sobre a tendência dos preços. De todos os produtos, mas sobretudo daqueles que se podem transformar em bits, por oposição aos átomos. E aí é categórico: meus amigos das editoras musicais, livreiras, de filmes, e muitas outras: Não vale a pena lutar nem chorar pelo leite derramado... o grátis é inexorável. Mas o autor não se limita a analisar e constatar factos, propõe alternativas e soluções e mostra que os maiores negócios actuais têm como base o grátis e livre (olá Google) e que quase todos os ramos podem fazer o mesmo. Mas têm de se despachar e ser criativos, e não ficar a lamentar-se, "culpando" o mundo em evolução de uma conspiração contra si.
Mais um excelente livro, daqueles que nos ajuda a entender e mudar a opinião sobre muitas coisas que já estão à nossa porta mas de que ainda não tínhamos sequer suspeitado existirem.



Título: Free - O Futuro É Grátis
Autor: Chris Anderson
Editora: Actual Editora
Ano de Edição Original: 2009
Edição Portuguesa: Novembro de 2009
Tradução: Fabrico Próprio
Nº de Páginas: 303
ISBN: 978-989-8101-73-0
Preço: 22€ (Fnac)


Estou a escrever estas palavras num computador netbook de 250 dólares, a nova categoria de portáteis com crescimento mais rápido. Acontece que o sistema operativo é uma versão grátis do Linux, embora isso não interesse porque não corro quaisquer programas além do browser gratuito Firefox. Não estou a utilizar o Microsoft Word mas sim o gratuito Google Docs, que tem a vantagem de me deixar os esboços disponíveis onde quer que esteja, além de que não tenho de me preocupar em fazer backups, uma vez que a Google trata disso por mim. Tudo o resto que faço neste computador é grátis, desde o meu e-mail às minhas entradas no Twitter. Mesmo o acesso wireless é gratuito, graças ao café onde estou sentado.
E, mesmo assim, a Google é uma das empresas mais lucrativas dos Estados Unidos, o "ecossistema Linux" é uma indústria de 30 mil milhões de dólares e o café parece estar a vender lattes de três dólares mais depressa do que aqueles que consegue fazer.






Reblog this post [with Zemanta]



                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário