Título: A Cauda Longa
Título original: "The Long Tail: why the future of business is selling less of more"
Autor: Chris Anderson
Editora: Actual Editora
Data: Fevereiro de 2007
Tradução: Carla Pedro
Nº de Páginas: 254
ISBN: 978-989-95149-9-7
O livro tenta explicar a mudança de paradigma do comércio, advindo do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Internet em particular. O autor defende que o comércio sofrerá grandes alterações, fruto da facilidade com que o consumidor pode comprar qualquer artigo através de uns poucos simples cliques de rato.
Até aqui muitos dos produtos e serviços com pouca procura, comparados com os "hits", tinham hipótese de ser adquiridos, face à dificuldade em fazê-lo, o que levava a que ninguém investisse neles para os comercializar. Hoje em dia, qualquer um de nós, no outro canto do mundo pode vender e comprar tudo o que queira.
Embora a esmagadora maioria dos artigos e serviços possuam uma pequena base de compradores e utilizadores potenciais, uma vez que o mercado é global, a soma de todos esses produtos e serviços (e seus potenciais compradores e vendedores) torna-se importante, uma vez que a escala é o mundo e não a nossa rua, a nossa aldeia, a nossa cidade, onde o mercado poderia não justificar a abertura de lojas (reais ou virtuais) para esses produtos. Acresce que os custos de manutenção são mínimos uma vez que não são necessários espaços físicos, nem intermediários.
O que possibilitou tudo isto, além do que foi dito: o Google e o passa palavra (outra característica importante da web 2.0 - as comunidades virtuais).
Todos nos lembramos da dificuldade em obter aquele disco raro, aquela t-shirt que tanto adorávamos ter. O que isso implicava: deslocações imensas aos CTT, pagamento de taxas absurdas, tempos infindos de espera. Hoje, com um simples computador com Internet e um cartão de crédito, não precisamos sair de casa.
Siga o que o autor, e outros comentadores, continua a escrever sobre o livro e o tema nele tratado, em www.thelongtail.com
O que acontece quando tudo no mundo fica acesível a todos? Quando o valor do conjunto de todos os milhões de objectos que vendem apenas algumas unidades excede o valor dos poucos objectos que vendem milhões por unidade?
O nosso mundo transformou-se com a Internet e com a variedade de escolha que este novo meio oferece aos consumidores; e os mercados do amanhã pertencem a quem tirar vantagens desta tendência.
Este livro, que foi considerado um dos melhores na área da Gestão em 2006, descreve a Economia da Abundância, um modelo totalmente inovador para os negócios e que está a revelar o seu poder, na medida em que selecções ilimitadas estabelecem novas verdades sobre o que os consumidores querem e como o procuram. Exemplos de modelos de negócio como o iTunes e a Rhapsody transformaram radicalmente o mundo da música: outras alterações muito semelhantes irão acontecer em todas as indústrias.
O autor deste livro abordou inicialmente o tema da "Cauda Longa" num artigo que se transformou num dos textos mais influentes dos últimos tempos. Recorrendo ao universo do cinema, dos livros e da música, Chris Anderson demonstra como a Internet tornou possível um novo mundo, a partir do qual um valor modesto de muitos produtos equivale à venda dos produtos com mais êxito. ele aplicou o termo "Cauda Longa" para descrever este fenómeno, uma expressão que já faz parte do vocabulário das reuniões de administração de muitas empresas e dos media em geral.
Nesta obra, o autor defende que temos pela frente uma grande oportunidade: para novos produtos, novos agregadores e novos criadores de preferências. Aborda conceitos inovadores como a Economia da Reputação, o fim do inventário, o feito Wal-Mart, o poder da produção entre pares e o crescimento da cultura paralela. Também demonstra como a Economia da Cauda Longa se aplica a vários tipos de indústria, desde a dos brinquedos até à dos electrodomésticos de cozinha.
Chris Anderson apresenta nove regras para operar na Economia da Cauda Longa e dá-nos assim, uma ideia de um novo futuro, que já está aí.
Chris Anderson É o Director da revusta Wired desde 2001. Sob a sua direcção, a revista já conquistou cinco vezes o National Magazine Award, tendo vencido na categoria de General Excellence em 2005. Foi nesta publicação que Chris Anderson lançou pela primeira vez, em 2004, o conceito de "The Long Tail". Antes de assumir este desafio, trabalhou durante sete anos na revista The Economist, nos escritórios de Londres, Hong Kong e Nova Iorque; e seis anos em duas revistas científicas, a Nature e a Science. A sua formação de base é em Ciências e a sua carreira começou como investigador em Los Alamos.
Pode saber mais sobre o livro e o autor em: www.thelongtail.com
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