A carregar...



Greasemonkey - Navegar com mais brilho


O Greasemonkey é um add-on (ou Plug-in) para o Firefox.

Quem usar este browser (e deve usar, IMHO), pode instalá-lo facilmente, fazendo o seu download na página que indicámos acima.

Ao clicar no link ("Download Greasemonkey")

é de imediato conduzido à página dos addons do Firefox, onde pode logo instalá-lo, clicando no botão “Adicionar ao Firefox”.

A partir daí fica com o addon instalado, o que pode ser constatado pelo ícone que aparece na barra inferior do browser, mas isso ainda não serve para nada.

Então o que tem de fazer depois?

Terá de voltar à página inicial do Greasemonkey (aquela que indicámos no início deste post) e clicando no link “Find user scripts”, procurar o (ou os) script que lhe convém (pode usar a caixa search usando palavras-chave) e instalá-lo.

Mais uma vez, o processo é bastante simples, bastando clicar no link do script pretendido, o que o leva a uma nova página.

Aí basta clicar no botão preto “Install this Script” que se encontra na parte superior direita do ecrã.

Tal procedimento fará abrir uma janela de pop-up do Firefox onde lhe será pedido que autorize a instalação do script.

Uma vez que os scripts são escritos por utilizadores do Greasemonkey, existem milhares deles, para todos os gostos, como pode constatar. E têm as mais variadas finalidades: adicionar funcionalidades ao próprio Firefox, mas também, por exemplo, ao Flickr, gmail, Picasa, MySpace, Rapidshare, enfimm… tudo e mais alguma coisa, no sentido de acrescentar funcionalidades ou personalizar o uso dessas aplicações.

Eu, como amante duma mistura de funcionalidade e toque pessoal, instalei até agora apenas 3 scripts, mas com o decorrer do tempo estou certo que não ficarei por aqui.



Uma delas serve para que o meu blog possa ter a funcionalidade de “Trackback”, outra serve-me para adicionar conjuntos de tags technorati, separadas por vírgulas, aos posts do meu blog, e outra tornou-me vermelho o botão Delete do meu Gmail (ok, uma mariquice).

Mas tenham tempo e gosto e infinitas possibilidades têm aqui de poder enriquecer a experiência da vossa navegação na internet e a utilização dos seus serviços Web 2.0










                         


Mensagens relacionadas (por Tags)






Responda a este post


Enviar um comentário