Tive conhecimento através dum outro blog que existem certas vantagens em escrever e publicar os nossos posts através do Windows Live Writer. Então decidi experimentar, não só para verificar mas para vos dar a conhecer como isso pode ser feito e quais as vantagens citadas.
Daí este post estar a ser escrito e ser posteriormente publicado usando apenas o Windows Live Writer, sem aquelas maçadas todas de ter de ir à personalização do nosso blog, escrever uma nova mensagem, adicionar tags, enfim… andar ali para trás e para a frente com o browser.
Aqui tudo é feito num único ecrã e com as features que abaixo indicarei, algumas delas inexistentes no próprio editor do blogger.
O facto de poder escrever sem usar o browser (em desktop) faz-me lembrar os primórdios do blooger, quando ainda não era da google, e uma aplicação que fazia isto mesmo, que nem sei se ainda existe, o bloggar, de um desenvolvedor brasileiro.
O Windows Live Writer é da Microsoft, e gente fina é outra coisa.
Mas vamos lá ao que interessa: À apresentação do software e às suas vantagens:
1. O Windows Live Writer é um software cliente (fica no nosso PC) usado para postar em várias plataformas de blogging sem usar o browser. Podem fazer o download aqui.
2. Podemos inserir tabelas directa e facilmente, sem usar qualquer código (good!)
Uma | tabela | feita |
no Windows | Live | Writer em 5 segundos |
3. Publicar facilmente uma galeria de imagens, usando precisamente uma tabela
4. Personalizar os links para abrirem numa nova janela e adicionar tags de nofollow e título sem ter de codificar tudo isto em html.
5. Postar (o mesmo post) facilmente em múltiplos blogs (quem os tiver e assim pretender)
6. Poupar largura de banda publicando o post apenas uma vez, em vez das contínuas gravações do post, como faz no Editor do blogger do seu browser, ou é feito automaticamente pelo blogger.
7. Adicionar facilmente tags Technorati/ Delicious/Flickr/Live Journal/Ice Rocket etc Tags aos posts.
8. Adicionar Etiquetas no Blogger e Categorias no Wordpress usando a barra de ferramentas >> propriedades do post, abaixo da janela principal do Writer
9. Inserir mapas/vídeos/imagens facilmente, como faz no Word
10. Configurar a data de publicação do post
11. Publicar o post como Rascunho ou directamente
12. Fazer o ping do post assim que é publicado. Basta ir a Tools >> Options >> Ping Servers e copiar os URLS que dou abaixo e gravar
http://ping.feedburner.google.com/
http://rpc.pingomatic.com/
http://blogsearch.google.com/ping/RPC2
http://www.bloglines.com/ping
13. Existem muitos plugins que pode instalar para dar ainda mais funcionalidades ao Writer
14. Torna-o mais produtivo. Pode adicionar mais posts e fazê-lo offline, à medida que as ideias lhe vão ocorrendo, e duma maneira fácil
15. Pode ser usado para publicar posts em blogs privados também.
Se por qualquer razão os seus posts forem apagados pode republicá-los a partir da cópia que fica no Windows Live Writer.
Bom, parecem só vantagens!
Por mim já me está a lembrar uma que não posso fazer aqui, que é partir os posts em duas partes e mostrar na homepage apenas uma pequena parte e um link para quem quiser ler tudo. e haverá certamente outras coisas que não poderei fazer.
Mas nada como experimentar durante uns tempos e depois sopesar todas as vantagens e desvantagens dos dois métodos e, finalmente, decidir.
Experimentem e dêem as vossas opiniões.. ou dêem as vossas opiniões (a partir do que vêem aqui) mesmo sem experimentar.
Have a nice day!
Responda a este post
Enviar um comentário